segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Você se considera inteligente?

É comum as pessoas pensarem que não são inteligentes por sentirem dificuldade em aprender matemática, ou por não possuírem um raciocínio lógico apurado. Porém, isso é uma lenda! Ser inteligente não é apenas ser bom em cálculos ou saber muito sobre ciência. Na verdade, existem vários tipos de inteligência e cada pessoa é mais ou menos desenvolvida em alguma delas. Howard Gardner, em seu livro "Estruturas da Mente", aborda as múltiplas formas de inteligência, que podem ser resumidas da seguinte forma:

Inteligência Linguística: Quem tem esse tipo de perfil tem talento com as linguagens escrita e falada, seja para compreender ou para se expressar.

Inteligência Lógica: Talento para o raciocínio, a investigação e dedução. Caracterizado pela facilidade em lidar com as ciências exatas.

Inteligência Motora: Capacidade de ser expressar corporalmente de forma eficaz. Possui boa coordenação motora, equilíbrio, etc.

Inteligência Espacial: Capacidade de reproduzir, pelo desenho, situações reais ou mentais, de organizar elementos visuais de forma harmônica, de situar-se e localizar-se no espaço. Permite formar um modelo mental preciso de uma situação espacial.

Inteligência Musical: Facilidade para identificar sons. Pode ser um talento musical. Ou um engenheiro de som. É como se a pessoa enxergasse através dos sons.

Inteligência Interpessoal: Capacidade de se relacionar bem com as pessoas: conhecer bem o outro e saber como aproveitar suas qualiades e fraquezas. Facilidade para liderar.

Inteligência Intrapessoal: É o tipo de pessoa que conhece muito bem seus limites e possibilidades, tendo capacidade de automotivação. Reservada, ela também é considerada um bom ouvinte.

Portanto, ser inteligente é ser ator, pintor, escritor, músico, cozinheiro, vendedor, professor... Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário