sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Zero de gordura trans?

A gordura trans é um tipo de gordura que passa por um processo de hidrogenação, seja de forma natural, no organismo de animais, seja de forma artificial, encontrada em alimentos industrializados. Esse tipo de gordura é prejudicial ao nosso organismo, pois aumenta os níveis de LDL (colesterol ruim). O valor de ingestão diária deve ser o mínimo possível.

Nos alimentos de origem animal, os níveis de gordura trans são baixos, não causando preocupação para os que consomem moderadamente. Porém, nos alimentos industrializados, devemos sempre ficar atentos ao seu valor nutricional, mesmo que a embalagem indique que o alimento é livre de gordura trans. A ANVISA (agência nacional de vigilância sanitária) permite que produtos com até 0,2g de gordura trans por porção indiquem na embalagem que o produto não contém a substância.

Mas, o valor de uma porção do alimento pode ser determinado arbitrariamente, por exemplo, um pacote de biscoitos da marca X (não mencionaremos aqui, mas você pode descobrir qual é) possui 165g do produto. Na embalagem está escrito com letras bem vistosas: “0% de gordura trans”. Isso significa que o produto tem até 0,2g por porção e não zero. Se você olhar a tabela nutricional do produto verá que uma porção equivale a 30g ou três unidades e meia.

Agora vamos fazer uma continha simples. Suponhamos que cada porção tenha 0,2g da gordura. Como cada porção tem 30g, o pacote inteiro tem cinco porções e meia (165 dividido por 30), sendo um total de 1,1g de gordura trans por pacote de biscoito (5,5 vezes 0,2g) o que é um valor alto para ser consumido em um dia. Portanto, fique esperto ao que a embalagem está dizendo, pois você pode se prejudicar sem saber!

Um comentário:

  1. Mas, rapaz! Como biscoito direto e todos eles têm "0% de gordura trans", fiquei com medinho. Vou começar a ler a embalagem inteira HAHAHA x_x'

    ResponderExcluir