sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Sustentabilidade

É comum ouvirmos hoje em dia os meios de comunicação falando de Meio-Ambiente, as empresas usando rótulos de ecologicamente corretas, propagandas sobre desenvolvimento sustentável, sustentabilidade e outros palavrões. Mas o que diabos é desenvolvimento sustentável?

Durante séculos o homem possuiu um modo de desenvolvimento baseado na extração desenfreada dos recursos naturais, seja mineral, animal ou vegetal, sem se preocupar com o futuro.

A população humana cresceu exponencialmente e o planeta continuou do mesmo tamanho, ou pior ainda, seus recursos diminuíam cada vez mais. Assim, a preocupação acerca das conseqüências desse modo de vida começou a surgir em países que já haviam devastado suas riquezas.

Em 1972 aconteceu em Estocolmo, Suécia, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano. Lá foram discutidos pontos interessantes referentes à eterna batalha “Desenvolvimento Econômico x Meio Ambiente” com idéias políticas de Desenvolvimento Zero, coisa que não agradou nem um pouco os países em crescimento. O Brasil, país rico em recursos naturais, presidido por militares, ergueu uma faixa abrindo suas portas para a poluição e extração dos países ricos, alegando que se preocupariam com a preservação do meio ambiente depois de resolver os problemas sociais, não interessando os custos dessa atitude. Deste encontro nasceu uma Declaração com 26 princípios para “guiar os povos do mundo na preservação e melhoria do meio ambiente” e o PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, com grande importância mundial.

Após esse encontro, muita coisa mudou, como a posição do Brasil nessa luta, tendo sediado em 1992 a 2ª Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano, a maior reunião de chefes de Estado da humanidade, já preocupada com o Desenvolvimento Sustentável e com a reversão do processo de degradação ambiental. Nesse Encontro surgiram a Agenda 21, Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e o Fundo para o Meio Ambiente. Falaremos deles em outras oportunidades.

O termo Desenvolvimento Sustentável passou por algumas mudanças, se estendendo ao meio social, propõe uma divisão justa das riquezas produzidas, acesso real à educação e saúde, igualdade entre sexos, religiões, etnias e outros grupos; e a utilização equilibrada e reduzida dos recursos naturais renováveis (como madeira) e não-renováveis (como o petróleo), garantindo o seu uso pelas próximas gerações, em termos práticos, busca qualidade de vida para a população, independente de status econômico e social.

Este texto foi gentilmente cedido por meu amigo Rodrigo Menezes, estudante do curso de Biologia da Universidade Católica de Brasilia. Valeu Snails!

Nenhum comentário:

Postar um comentário