terça-feira, 18 de agosto de 2009

Como funcona um CD?

Como prometido...

O nome CD significa Compact Disc, que em português quer dizer disco compacto. Esse disco é formado de plástico, uma pequena camada de alumínio e mais uma de acrílico, que serve para proteger e identificar o CD. Para quem já teve a curiosidade de olhar, o leitor de CD, seja do computador, seja do som, é composto por um pequeno laser e mais algumas pecinhas eletrônicas. Mas como pode um laser, ou seja, um simples feixe de luz, “ler” informações nesse pequeno pedaço de plástico?

A chave da questão está em algo que não podemos ver a olho nu! São pequenos sulcos, ou “buraquinhos” que estão contidos no plástico. Eles formam um tipo de “estradinha” no CD, em forma de espiral, saindo do centro até chegar à borda. Sendo assim, a luz emitida pelo laser é refletida na camada de alumínio e direcionada a um captador, que transforma a luz em energia elétrica. Porém, quando a luz atinge uma parte com um buraquinho, ela é refletida de forma a não atingir o captador de luz permitindo que o computador interprete os sinais com uma linguagem binária.

Mas o que é a linguagem binária? Sons, vídeos, textos e todo tipo de informação contida no computador é decodificado nessa linguagem (que, na verdade, é um sistema numérico como o decimal, hexadecimal, etc.) que consiste em seqüências dos números zero e um. Sempre que um pulso elétrico é enviado, o computador interpreta como o número um e a ausência dele é interpretada como zero. Combinações desses números formam os caracteres, as cores e tudo mais que existe no computador.

2 comentários: